NATAL É SOBRE ESTAR À MESA


~



Que o Natal para os cristãos simboliza o nascimento de Cristo nós sabemos. Mas que o Natal é sobre estar à mesa poucos sabem. E não estou dizendo apenas sobre o comer as delícias de Natal. Mas sobre vivenciar um momento de amor e comunhão. 

Se você já leu Os Miseráveis, talvez tenha passado batido o momento em que o bispo convida Jean para se sentar com ele à mesa. Não estou falando sobre o Bispo hospedar Jean, mas necessariamente sobre a importância que a mesa tem neste momento. Para mim essa é uma das horas mais simbólicas do livro. Pois Jean que havia sido preso por roubar pão para a sua sobrinha tem a sua humanidade devolvida ao sentar à mesa.

E se você é cristão pode notar o quanto a comida cumpre um papel importante durante toda a Bíblia. O pecado original se deu pelo comer. E se formos mais adiante, o povo de Israel só saiu do Egito após compartilhar com a sua família um momento à mesa em que comeram um cordeiro sem mácula que já representava a vinda do Salvador. E durante outros momentos a simbologia do comer juntos à mesa se faz presente na Palavra.

Ok que até agora falei muito mais sobre o comer, mas estar à mesa não é apenas se alimentar, e sim estar junto, celebrando a vida, a alegria e o amor. É esperar aquilo que foi preparado com tanto carinho por alguém da família que dedicou uma parte importante do dia para todos se alegrarem juntos. É decidir estar em um momento especial da sua vida com as pessoas que você considera importante. Afinal, estar à mesa junto com alguém é dizer: eu quero passar mais tempo com você. O estar à mesa no Natal é ser grato por podermos celebrar com fartura a vida de alguém que se despiu de sua glória por nós. É celebrar que o Amor esteve em nós.

Por isso, nesse Natal não abra mão de estar à mesa. Convide pessoas que você ama, ou que você quer estreitar os laços para participar desse momento contigo. Pode até mesmo não ser no Natal, mas revivendo a aura de amor que nos cerca nesse dia. Lembre-se que antes de ir ao monte para ser preso, o Amor sentou-se à mesa.

Feliz Natal! 

Share:

4 comentários

  1. O texto mais lindo que você escreveu, Thata! Eu amei muito, vou compartilhar no meu status. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico extremamente feliz que tenha gostado e que compartilhe com os amigos. Que possamos resgatar a importância da mesa em nossa casa.

      Excluir
  2. Muito lindo e verdadeiro, amiga! Compartilharei!
    Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não apareceu o seu nome. Mas fico muito feliz que você tenha gostado e que neste Natal a mesa ganhe um novo significado para você.

      Excluir