Pega a pipoca: A livraria




Não sou de assistir muitos filmes, mas decidi seguir a indicação da minha colega de trabalho Aline e assisti A livraria. Fiquei muito feliz em ter escolhido este para ser o primeiro filme do ano. 

Pelo o título já dá para notar que este é o filme perfeito para quem tem paixão por livros, mas ele também pode ser contemplado com ternura por aqueles que ainda não despertaram esse sentimento pelos alfarrábios. 

A livraria se passa no final da década de 50, e nele conhecemos Florence Gree que acabou de chegar em uma pequena cidade do litoral da Inglaterra. O seu sonho é abrir uma livraria em uma velha casa da cidade, no entanto, os moradores daquela comunidade não têm o hábito de ler e não encheram com bons olhos a decisão da Sra Green. Porém, ela não esperava encontrar tanta oposição à sua decisão e e por isso, decidi seguir com o seu plano. 



Os únicos apoios que Green recebe é de uma pequena funcionária que irá trabalhar com ela, que também não gosta de ler, mas é uma pessoa adorável. E de um senhor que é um leitor voraz que irá dar conselhos de curadoria para a livraria e será um grande amigo durante a sua jornada. 




Pela a falta de apoio dos principais moradores da cidade, Green deverá ser forte e corajosa ao levar adiante a sua livraria, mas a grande questão é se ela vai conseguir fazer com que os moradores se apaixonem pelos livros. 

A Livraria não é um filme com grandes acontecimentos, acontece bem no ritmo da cidade em que se passa, de forma lenta e delicada. Mas é justamente isso que confere beleza ao filme, pois é um belo retrato da vida em que não ocorrem grandes acontecimentos o tempo todo. Ele mostra que os livros podem ser grandes companheiros (quem ler nunca está sozinho) e que por meio deles podemos criar importantes vínculos afetivos, e quem ler sabe o quanto isso é verdadeiro.

Na primeira parte do filme somos apresentados aos principais personagens, à cidade e ao enredo. O que pode fazer com que alguns desistam do filme logo no inicio, mas para mim essa forma de apresentação é encantadora.

Me deliciei com a fotografia, com as cores e o enredo do filme. A cidade é um verdadeiro charme e adorei fazer esse passeio por ela.

Vale ressaltar que o filme é uma adaptação de um livro homônimo. Não li o livro, mas recomendo muito o filme para quem gosta de delicadeza. 


Share:

2 comentários