AS HISTÓRIAS DAS ESTAÇÕES





Somente fui ouvir pela primeira vez a música Chegadas e Despedidas quando tocou em Senhora do Destino, mas desde aquela época essa música me intrigou. Com o passar dos anos fui ouvindo ela com mais frequência e atribuindo maiores significados, e mesmo talvez que não seja esse o real sentido, mesmo ela podendo ter implicada em si alguma metáfora para a vida e a morte, as estações de passagem passaram a ter um outro conceito para mim. 

Chamo aqui estações de passagem tudo aquilo que nos faz viajar, seja uma viagem curta para o nosso trabalho, ou uma viagem longa para um passeio. O que mais me faz pensar quando estou nessas estações é o que leva as pessoas aos destinos que elas estão indo. Você já parou para pensar quanta história está acontecendo no momento em que aquelas pessoas estão ali? 

Algumas estão indo para algum reencontro feliz com alguém que há muito tempo não vê. Certamente alguns abraços irão ficar nessas estações. Abraços de reencontro, abraços de despedidas e abraços de boas vindas. Muitos adeus, muitos sorrisos, muitas lágrimas foram deixados ali. Alguns estão indo, alguns estão vindo. Alguns estão indo celebrar nascimentos, outros estão indo prantear os seus mortos. 

Alguns estão vindo iniciar uma vida em uma nova cidade, e outros estão se despedindo da vida que deixou para trás para recomeçar em um novo lugar. Mas há sempre uma história a se carregar. E até mesmo no meio de transporte que você vai e volta, diversas histórias alegres e tristes estão sendo contadas ali de forma silenciosa. Há sempre uma história. 

No entanto, todos têm duas coisas em comum: uma história e a estação. Não importa o motivo, todos estão indo ao encontro de algo, seja o pranto, seja a alegria. Isso faz com que as estações de passagem sejam um bom lugar de reflexão.

Share:

4 comentários

  1. Lindo texto! S2 Escreve mais!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Faz pensar sobre a vida... enquanto uns celebram, outros sofrem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a vida é feita por estes contrastes. Mas que possamos aproveitar muito os momentos de festa.

      Excluir